sábado, 26 de junho de 2010

Frases e pensamentos

Por vezes devemos parar e refletir, alguns vão longe e criam estas perolas, que apesar de engraçadas nos remetem a reflexões.

Para comemorar a classificação do Brasil, da Argentina, do Chile e do Uruguai, países que sei que o blog tem boa penetração, ai vai alguns recados ou dicas, não no intuito de fazer você mudar a sua vida, apenas para observar como algumas coisas independente do local onde se mora eh muito semelhante a do nosso distante amigo.
Que possamos recarregar nossas energias para a próxima semana.

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom ou empregado, não pode ser uma boa pessoa.
(A venda de imagem muitas vezes se desfazem nestes pequenos detalhes, observe).

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.
(Está cheio de gente querendo te converter!).


3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.
(Na maioria das vezes quem está te olhando também não sabe! Ta valendo! Dance!!!).

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.
(Deus deu 24 horas em cada dia para cada um cuidar da sua vida. Tem gente que insiste em fazer hora-extra!).

5. Não confunda sua carreira com sua vida.
(Aprenda a fazer escolhas! Sua carreira pode ser reconstruída, já sua vida...).

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.
(Quem escreveu deve ter conhecimento de causa! Já atendi alguns... nem sei se eles perceberam...).

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria 'reuniões'.
(Onde ninguém se entende... pouco se decide...)

8. Há uma linha muito tênue entre 'hobby' e 'doença mental'.
(Ouvir música é hobby... No volume máximo às sete da manhã pode ser doença mental!).

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.
(Não precisa fazer esforço ou ser outro. Que bom!)

10. Lembre-se: nem sempre os profissionais são os melhores. Um amador construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.
(Em qual você embarcaria... escolhas?!).

11. 'Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra.' William Shakespeare
(Mestre – sem comentários)

Parabéns aos autores desconhecidos e conhecidos que não possuo os nomes.
Saúde e Paz


Paulo Coelho

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A responsabilidade no serviço fúnebre

Já tratamos algumas vezes sobre tema semelhante, mas acredito que esta noticia de condenação de hospital por troca de cadáver demonstra quão serio pode tornar-se um equivoco e a complexidade deste trabalho.

Os alertas servem para que as empresas percebam que o risco existentes no trabalho fúnebre devem ser minimizados a partir de estabelecer processos e rotinas de trabalho que visem minimizar as possibilidades destes percalços.

Iniciemos pela noticia divulgada pelo G1.com nesta data: Justiça determina pagamento de indenização a familiares de falecido que foi trocado quando da entrega a empresa funerária.

Fato ocorrido na cidade de Porto Alegre, no ano de 2005, no hospital Moinhos de Vento, um dos mais renomados e eficientes hospitais da Capital Gaucha que é referencia em qualidade, tecnologia e por seu corpo técnico.

A decisão foi tomada em segunda instância pela 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), e divulgada nesta semana. Cabe recurso.

De acordo com o TJRS, os três autores da ação afirmaram que a paciente morreu em decorrência de problemas cardiovasculares. A troca de corpos só foi percebida após a chegada do cadáver ao crematório.

Em primeira instância, o hospital foi condenado a pagar R$ 2,5 mil para cada um dos três autores, por danos morais. Os autores, no entanto, recorreram da decisão exigindo aumento do valor fixado na sentença.

Ainda segundo o TJ, em segunda instância, a Justiça considerou ter havido descaso e negligência por parte do hospital e determinou indenização de R$ 15 mil para cada autor.
Fato como este pode ocorrer não apenas no hospital, mas também nas empresas funerárias, no caso da noticia, ficou claro a responsabilidade por parte da instituição de saúde, mas poderia haver comprometimento solidário por parte da funerária, inclusive por esta ultima normalmente ser o lado mais frágil.

A forma mais eficaz de iniciar este processo é através de identificação por parte de um familiar no momento da busca ou ainda melhor se ao tratar o serviço o agente se dirigia até a capela morgue e juntamente com o familiar coloque pulseira identificadora, para liberar a família de ter que retornar e facilitar para a equipe de remoção quando da busca.

Imaginem que ocorresse a cremação deste corpo, tendo em vista que este era o planejado, ocorre que muitas vezes após o óbito as pessoas por motivos diversos ficam um pouco diferente, muitos familiares mais próximos nem querem ver seu ente, a emoção e a dor da perda confundem por vezes e ainda outros que vão a cerimônia de despedida nem tinham contato com o falecido a tempo, desta forma poderia passar desapercebido tal fato de reconhecimento, causando duplo problema, cremação sem autorização devida, manipulação de cadáver sem autorização, não cumprimento de contrato de prestação de serviço pois o falecido a ser manipulado poderia estar no hospital ou sendo removido por outra empresa funerária.

Todas estas hipóteses poderiam sim ocorrer e deixar a empresa, o hospital, o cemitério ou crematório em dificuldades.

Por estes motivos que se faz necessário treinamento constante das equipes, investir em treinamento é melhorar processos e esta é a função do gestor, buscar otimizar recursos e alavancar negócios onde os riscos se tornem cada vez menor.

Da mesma forma que este risco existe, também alerto sobre o que todos os dias têm ao transportar, principalmente em viagens, famílias quando realizamos translados, é como se estivéssemos assumindo um passivo que pode determinar o fechamento de uma funerária.

Imagine se trocar um cadáver pode gerar 45 mil de indenização, o quando poderia custar responsabilização civil e criminal por acidente de transito.

Recentemente houve acidente onde a empresa levava alem do corpo, mais três familiares em seu veiculo e que ao ocorrer acidente estes familiares morreram.

A grande parte dos veículos fúnebres está em nome de pessoa física, sem adaptação correta, sem seguro, alguns com motorista pouco experiente, com sobre hora de trabalho, alguns saindo para viajar após plantão de 12 horas entre outros problemas.

Deixo aqui um alerta aos colegas para evitar estes riscos, sei das dificuldades existentes no mercado e que muitas vezes a busca pela prestação do serviço e oferecer diferencial as famílias para garantir a fidelização leva a prestar serviço que não nos cabe como transporte de passageiros, assim devemos pesar bem para ver a melhor forma de trabalhar.

Treinamento e melhoria de processos esta é a lição que tiramos desta situação da troca de corpos.

Saúde e Paz



Paulo Coelho

sábado, 5 de junho de 2010

Tanatopraxia, Consultoria Funeraria, Produtos para Tanatopraxia, Treinamento em vendas e Tanatopraxia

Acessoramento a empresas comerciais em geral, prefeituras nas areas organizacional, funebre e cemiterial.

referente a: Internet Explorer cannot display the webpage (ver no Google Sidewiki)

A função da morte



Qual seria a função da morte dentro de um sistema finito e com prazo de validade?

Sem a pretensão de adentrar por seara psicológica apenas convidar a rápida reflexão sobre o tema me arriscaria a dizer que pode ser a proteção da espécie.

Nascemos a partir de uma seleção, onde concorremos com milhares de espermatozóides, numa corrida alucinante onde em via de regra apenas um é o vencedor, correndo ainda o risco de não vingar.

Somo inseridos num mundo cada vez mais competitivo e cheios de relacionamentos, onde temos que ser o melhor, ou somos rotulados desde a escola como perdedores, galgamos degraus durante a adolescência e a juventude para sermos aceitos, já na maturidade buscamos escalar os degraus sociais para imprimirmos nossa marca, constituindo família e repassando nossos valores aprimorados do que recebemos de nossos pais.

Neste ponto após o ápice que pode chegar ate os setenta anos de idade, iniciamos o ponto de declínio natural, claro que pode ocorrer em diferente idade, mas no geral ocorre desta forma, aonde o ser humano se entrega ao ócio, afasta-se de atividades físicas e intelectuais, iniciando um recolhimento, para que aqueles que nos viam como lideres vigorosos, exemplo permaneçam com esta imagem e não percebam a natural decadência física.

A vaidade é fator relevante porque desde sedo buscamos ser o melhor, o mais inteligente, o mais belo, para conquistar a mais bela fêmea/macho, para que espécie se aperfeiçoasse, a fim de dizermos que geramos o melhor exemplar humano possível, isso tudo em nome da preservação da espécie e aprimoramento da mesma.

Como obra prima, o ser humano não poderia aceitar que toda esta inteligência, forca e magnitude se terminassem ruindo em estado de debilidade física e mental.

Talvez esta seja uma das explicações de mantermos nossos idosos em locais especiais, alguns com excelência, outros nem tanto muitos sem qualquer qualidade, mas independente do local, o objetivo é manter distante a imagem da decadência, mesmo que haja carinho e respeito.

Mas é doloroso aos demais aos humanos perceberem a finitude, certamente por esta razão as doutrinas religiosas nos trazem a mensagem de imortalidade, para que possamos ser tementes e controlados durante nossa passagem por este mundo, assim como para podermos galgar lugar entre os eleitos no outro mundo.

O que deixamos, são os exemplos das atitudes que praticamos os amigos que cultivamos e os ideais que defendemos, assim acredito que a função social da morte é manter a raça humana sempre como imortal, por estar em evidencia o que há de melhor, o melhor corredor, jogador, empresário, líder, permitindo que o esquecimento amenize a dor da perda, seja ela por óbito real ou de convívio.

A imortalidade nos é concedida ao sairmos do cenário e continuarmos sendo lembrados, comentados e seguidos, mesmo que por um pequeno grupo de pessoas, isso vale para a vida e para a morte.

Saúde e Paz

Paulo Coelho

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O corpo

A mais fabulosa maquina criada por um ser supremo que podemos denominar de varias formas: Deus, Jeová, IOD, Grande Arquiteto do Universo, entre muitas outras maneiras, ou simplesmente o criador, o corpo humano, uma forma um conjunto de partes que trabalham na mais perfeita harmonia, com sincronismo que o homem não consegue repetir.

Pois esta é a matéria prima que o Tanatopraxista utiliza para desenvolver seu trabalho, um verdadeiro templo sagrado, que abriga a essência do Homem, que serve como veiculo ou receptáculo para que através do tempo marque sua estada nesta terra.

O convívio pode ser de segundos ou de século, não importa o tempo, o que de fato é importante é a intensidade desta vida vivida, se por pouco tempo marca pela expectativa de ser esperado, ou a alegria proporcionada neste curto período, se por muitos anos juntos de seus familiares a marca deixada é pelos exemplos, ensinamentos, forma de agir e ideais.

Mas esta maquina absolutamente fascinante, tem vida útil, conforme a utilizamos pode ser com maior ou menor tempo, podendo também ser interrompida por fatores externos como acidentes, violentos ou fortuitos, o certo é que não sabemos quando este tempo chegará.

Imagine uma pessoa de oitenta anos de idade, quantos amigos cultivou durante este tempo, quantos familiares, como podemos entregar esta pessoa para a sua comunidade sem a devida preparação do corpo, devolvendo o ar sereno, coloração natural, amenizando as marcas do tempo e aquelas causadas pela doença ou a fatalidade acidental, este trabalho é mais que aplicação de uma técnica é um sacerdócio, uma forma de glorificar o grande criador, devolvendo a natureza seja da forma que for, sepultado, cremado, de forma adequada.

A responsabilidade pela execução através de utilização de protocolos adequados é a forma de respeitar a família, a sociedade e também a memória do falecido, empresas que não pensam nos aspectos técnicos do procedimento colocam em risco todo o trabalho desenvolvido desde a criação da Tanatopraxia nos Estados Unidos no século XVIII.

Na mostra corpo humano quem pode acompanhar como tive o privilegio, foi possível perceber como é possível evoluir através da Tanatopraxia, mesmo que a técnica utilizada seja outra e com fim distinto, mas a forma de manipulação daqueles corpos mostra a gama de conhecimento de mestres que desenvolvem um trabalho magnífico.

A forma dos corpos apresentados permitem que pessoas mais sensíveis e atentas percebam a riqueza de detalhes e possibilidades a serem desenvolvidas, que vai muito alem de injetar fluido em quantidade, vazão e pressão, rendo homenagens aos mestres que tiveram coragem de criar estas obras de arte a partir de corpos, e também aos nobres colegas que desempenham a árdua tarefa de fazer da Tanatopraxia uma forma de homenagear a memória destas pessoas que deixaram este mundo, permitindo que seus familiares e amigos possam despedir-se de forma segura. Sabemos que ainda no Brasil e América do Sul trabalhamos ainda com o fator tempo, diferente do que ocorre no hemisfério norte, por exemplo, enquanto temos cerca de quatro horas para todo o procedimento nos países mais evoluído é possível entregar o corpo para velório em até vinte e quatro horas.
Aproveite a data de “Corpus Cristi” para tecer estes comentários sobre o corpo tendo em vista que ao sermos imagem e semelhança de Jesus Cristo, nada mais justo que pudéssemos refletir quão importante é este trabalho realizado diuturnamente, e que muitas vezes é esquecido por ser lá no laboratório, local normalmente no final da empresa, no subsolo, mas que é a essência deste digno e fundamental serviço que é fúnebre.

Saúde e Paz

Paulo Coelho

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A importância da higienização

O objetivo da Tanatopraxia são basicamente três, aparência, conservação da material e o principal a higienização do corpo.
A primeira função elencada é com base na necessidade da família em despedir-se de seus entes, ou seja, a aparência do falecido influencia inclusive na forma de elaborar o luto, diminuindo as possibilidades de traumas e futuras patologias.
Já na questão de conservação a aparência é fundamental para que os visitantes do velório, não sejam expostos a situações constrangedoras como mau cheiro, inchaço e extravasamento de fluidos corpóreos e gases, que afetam tanto a questão psicológica assim como a salubridade.
Mas a terceira questão pode ser a mais importante, se levarmos em conta o bem mais valioso do ser humano, a saúde, ainda mais se considerarmos que alem dos familiares e amigos que irão ao velório, também a exposição dos colaboradores a patologias originadas da manipulação destes corpos.
Desta forma torna-se essencial para empresas funerárias que percebem a necessidade de utilizar protocolos reconhecidos para a efetiva profilaxia do corpo.
O inicio do processo se da quando da busca do corpo, onde o local para transporte deve ser em urna de fibra, devendo ser borrifado liquido germicida sob o corpo e deixando repousar por cerca de 20 minutos, tempo normal de translado entre hospital e empresa;
Ao chegar à sede da empresa retira-se o corpo da urna colocando-o sob a mesa de Tanatopraxia, levando-se a urna para limpeza com produtos adequados, iniciando a lavagem do corpo com sabem apropriado, bactericida e germicida, inclusive cabelo, olhos, boca e axilas e genitálias.
Os líquidos para tal trabalho devem ser eficazes, capazes de combater micro-organismos e como bactérias.
Isso significa que, a utilização de sabão liquido (lava loucas) para higienizar cadáveres é incompetente, ou ineficaz, por não ter poder germicida e bactericida adequado para o tipo de patogenos existentes.
Os agentes funerários podem trabalhar de forma, mais eficaz com material adequado, inclusive minimizando riscos de contágios que é muito menor se utilizados os EPIs adequados, evitando inclusive os riscos de passivos trabalhistas.
O procedimento de Tanatopraxia deve garantir a profilaxia interna e externa do corpo, assim sendo, a utilização de materiais e produtos adequados, é básico para o bom desempenho e eficácia do procedimento realizado.

A linha de produtos do Laboratório São Carlos de Somatoconservação, atende estas necessidades possibilitando que empresa com e sem Laboratório de Tanatopraxia possam ofertar a sua comunidade serviços adequados.

Saúde e Paz

Paulo Coelho