domingo, 27 de janeiro de 2013

Mobilização e Solidariedade para amenizar a tragédia em Santa Maria RS

foto: site G1.com
Autoridades como Prefeito, Governador do Estado e Presidente da Republica se dirigem a cidade para prestar solidariedade, que é um fato que deve ser elogiado pela demonstração de carinho e respeito por quem perdeu familiares e amigos nesta tragédia ocorrida em Santa Maria.
A Associação Brasileira de Tanatopraxia, e ANEF, desde sedo, fez contato com duas empresas da cidade para se colocar a disposição para auxiliar com serviços técnicos e produtos. O objetivo é possibilitar a eficaz preparação e conservação dos corpos.
Em momentos de consternação a união e mobilização é o mais importante para amenizar a dor dos envolvidos.
Neste domingo, 27/01/13, a cidade de Santa Maria – região central do Rio Grande do Sul, sul do Brasil, acorda sob o impacto da noticia de mais de 90 mortes numa casa noturna, que se iniciou por volta das 02:30 horas da manhã.
Por volta das 09:00 horas, já chegava a 180 mortes e mais de 60 feridos sendo atendidos nos hospitais e Posto de Saúde do município.
As 10:45 chegava a 200 óbitos.
Antes do término deste artigo, 11:15, já chegava a 245 óbitos, para nossa consternação.
Como sabemos, a demanda de uma cidade como Sta. Maria tem demanda mensal próxima a 400 óbitos mês, significa que num dia apenas ocorreu um número muito maior que a capacidade das empresas.
O DML – Departamento Médico Legal, que realiza pouco mais de 15 atendimentos mês, terá uma demanda absurda, mesmo que o caso de necessidade seja basicamente de Verificação da causa, sem necessidade de abertura craneana, conforme protocolos, mas a identificação dos corpos irão ocasionar a maior demora nas liberações.
O Plantão dos cartórios e o tempo destes registros serão outro fator de demora.
As preparações destes corpos será em média após posto no local de preparação de quatro horas, para higienizar e preparar, sem que haja necessidade de reconstituição especial.
Para esta demanda o ideal seria uma força tarefa de mais de 100 profissionais e material adequado para Tanatopraxia, onde todos os corpos deveriam passar pelo processo de estabilização da matéria, por questões sanitárias e de apresentação.
Isso significa que até no mínimo quarta feira, ainda estaremos vivendo estes momentos de angustia, velório e sepultamentos.
Como não há pessoas suficiente nas empresas – numero de profissionais, o ideal seria a convocação de voluntários que pudessem ajudar nestes casos extremos.
Queremos deixar aqui registrado nossa dor como brasileiro e gaúcho, por estas perdas, desejamos a todos muita força para superar este momento, que nos sirva para alertar sobre locais de festas e aglomeração de pessoas.  
Saúde, Paz e Força a todos nós!
 
Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.