sexta-feira, 8 de março de 2013

As mulheres funerárias

Cada vez mais percebe-se que o mundo esta ficando mais igualitário, vagarosamente, estas mudanças ocorrem, mas já podemos perceber, estas mudanças, como mostra disto temos a crescente inclusão cada vez maior das mulheres no segmento funerário mundial.
Poderia aqui enumerar agentes e diretoras funerárias no Rio Grande do Sul, Brasil, América do Sul e no mundo.
 
A entrada das mulheres neste segmento seda desde muito tempo, mas nos últimos anos temos cada vez mais a entrada e permanência delas, trazendo a sensibilidade , a determinação e a competência a um segmento que antigamente era dominada pelos homens.
No passado, não muito distante, o ramo funerário, era atribuição do Estado e como agente ainda tínhamos os apenados, que eram obrigados a trabalhar neste serviço que ninguém queria realizar.
Com a passar dos tempo, empresas passaram a explorar este mercado, mas apenas homens realizavam este trabalho.
Após 1990, muitas mulheres passaram a atuar como Diretoras Funerárias, algumas como Tanatopraxistas, passaram então a trazer uma visão mais humana a um segmento que apenas homens podiam atuar.
Hoje, além dos cargos de comando nas empresas, o que foi conquistado pela capacidade e dedicação, muitas vezes herdados, de família, outras tantas conquistadas através da compra ou abertura de novo negócio, o que apenas enobrece esta história de lutas e conquistas, passaram a ser admitidas também como agentes funerárias.
Esta conquista e na disputa com os homens, fez com que as empresas se tornassem mais humanas, sensíveis e acolhedoras, não que estes predicados não se encontrem nos homens, mas a mulher tem isso na sua essência, enquanto que o homem necessita exercitar isso a cada dia.
Por isso brindo neste dia, pela entrada da mulher, capaz, profissional, comprometida, sensível, neste segmento que foi transformado ao longo destes anos.
Feliz dia das mulheres, do segmento funerário ou de qualquer outro setor da sociedade, por esta data de luta, de conquista que já vieram e por todas as outras que ainda virão, pelo valor real que vocês têm na vida de toda sociedade evoluída.

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, sua opinião é fundamental para o aprimoramento do nosso blog, sinta-se a vontade para opinar, sugereir, questionar, criticar e até mesmo elogiar. Participe...contribua.